quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"O Afinador de Pianos" - Daniel Mason

Sinopse:

"Em Outubro de 1886, Edgar Drake recebe do Ministério da Guerra uma proposta extraordinária: deverá deixar a mulher e a sua vida calma em Londres e partir para a Birmânia, onde um piano raro e grandioso precisa de reparação. O piano pertence a um major médico do exército britânico que acredita poder fazer a paz através de métodos que todos consideram pouco ortodoxos. De facto, a poesia, a medicina e a música conseguem garantir alguma tranquilidade aos Estados Shan, um cenário tido como impossível pelo exército britânico, que assiste, incrédulo, ao desanuviar das relações entre colonizadores e colonizados.

Na sua viagem através de um mundo até aí totalmente desconhecido, Edgar conhece soldados, místicos, bandidos, contadores de histórias... e uma mulher tão fascinante e enigmática como o próprio major médico em cujo forte, num remoto rio birmanês, vai encontrar uma realidade mais misteriosa e perigosa do que alguma vez poderia imaginar."

Este livro demorou algum tempo a ser lido. Não é um livro fácil de ler, com uma linguagem densa e pleno de descrições. A primeira parte do livro é o relato pormenorizado dos preparativos e da viagem de Edgar Drake à Birmânia, desenrolando-se a segunda parte já na Birmânia e nas vivências do afinador de pianos junto de Anthony Carroll, o major médico enigmático, possuidor de um piano Erard.

Apesar de densa e descritiva, a linguagem do autor não deixa de cativar pela sua poesia e musicalidade. A história, desde o início que nos envolve num cenário de mistério, que esperamos desvendar, mas que no final, continua a ficar em aberto.

Uma história cuja personagem principal é um piano, em redor do qual todos os mistérios e paixões afloraram.

Obrigada Ricardo por mais esta troca de livros.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin