domingo, 1 de junho de 2008

"Kafka à beira-mar" - Haruki Murakami

Já há algum tempo que tinha curiosidade em ler algo deste autor. Como gosto de gatos e de Kafka, comecei por este, e não me arrependo. O livro é FANTÁSTICO.

Fantástico, quer pela imaginação do autor, quer pela história, ou histórias, que narra.

Um jovem de quinze anos foge de casa para cumprir uma estranha profecia, legada pelo seu pai.

Um idoso, que fora uma criança "normal" antes de um acidente nas montanhas, mas que agora sofre de uma deficiência mental acentuada, e que fala com gatos, pedras e consegue fazer cair do céu peixes e sangessugas.

As vidas destas duas personagens cruzam-se numa dimensão que ultrapassa o real, onde conceitos assumem formas, passado e presente co-existem e interagem.

Uma viagem ao mundo interior de cada uma das personagens, onde real e fantástico se misturam, onde vida e morte não têm uma fronteira bem definida, onde basta não chegar a tempo à Pedra de Entrada para que tudo seja diferente.

Um livro muito diferente daquilo a que estou habituada, mas que me deixou com vontade de ler mais deste autor.

Aqui fica uma frase deste livro:

"- Escuta uma coisa. Todos os bens materiais se encontram em circulação. A terra, o tempo, os conceitos, o amor, a vida, a fé, a justiça, o mal - são tudo coisas fluidas e em transição. Não cristalizam eternamente num mesmo lugar e debaixo de uma mesma forma. No fundo, o próprio universo não passa de uma espécie de monumental serviço de transporte e logística, tipo FedEx."

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin