terça-feira, 10 de junho de 2008

"A Filha do Capitão" - José Rodrigues dos Santos


Um leitor do "Conta-me Histórias", o Ricardo, sugeriu este livro, referindo:

"A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos: Para mim, dos melhores romances que já li. Conta a historia de 2 personagens, um portugues e uma francesa, cujos destinos acabam por se cruzar em tempo de guerra - 1ª Grande Guerra. Num linguagem acessivel (apesar do susto inicial ou ver a grossura do livro) acaba por ser uma leitura bem agradavel. O livro acaba por ficar bem recheado com outros factos historicos da epoca. Um dos melhores romances historicos da literatura portuguesa, que se encontra na lista do 10 melhores livros da Fnac."

Também já o li e gostei bastante. Bem escrito, com uma história interessante é um romance que nos faz lembrar os clássicos Os Maias ou Ana Karenina.

A Filha do Capitão narra a história de duas personagens que se cruzam num cenário imprevisível. Afonso Brandão é o sexto filho de Rafael e Mariana, uma típica família ribatejana, nascido em 1890. Um ano depois, em França, nascia Agnés Chevallier, no seio de uma família aristocrata.

Afonso faz os seus estudos num seminário, em Braga, afastado da família, até ingressar na vida militar, que o levará a combater nas trincheiras francesas, durante a Primeira Guerra Mundial, enquanto Capitão Afonso. E é em terras francesas, durante a guerra, que conhece uma deslumbrante baronesa. Desse encontro nasce uma atracção irresistível, um amor proibido entre o oficial português e a deslumbrante francesa.

Será capaz de um amor sobreviver à guerra? Como lidar com o desespero, com a solidão, com a ausência de quem se ama, ou das suas palavras?

Uma história de amor, mas também um relato histórico da época, onde vida e morte, sagrado e profano, arte e ciência, acaso e destino se cruzam a cada página.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin