segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Obsessão" - Dick Haskins

Quando Pedro Castro, escritor de policiais e a sua mulher, Vera, desembarcaram na Grã-Bretanha, com destino a Londres, não imaginavam que aquela viagem de sonho se podia transformar num pesadelo.

Para Pedro, aquela viagem era a realização de um sonho. Finalmente estava na cidade que tantas vezes tinha servido de cenário às suas histórias, cujas ruas tinha descrito recorrendo a folhetos turísticos. Mas agora, ele próprio respirava o ar de Londres.

Tinha chegado à cidade há poucas horas quando, sentado num bar, foi chamado à atenção pelo barman para uma rapariga que, segundo este, estava aterrorizada. Sem saber porque razão, Pedro deu por si a seguir a rapariga, até que esta entra num prédio... as luzes de um apartamento são acesas e Pedro vê a rapariga a mirar-se num espelho. Mas... no momento a seguir vê um homem que aponta uma arma ao espelho... à rapariga... ouve os tiros e vê a rapariga a cair atingida pelos projécteis. Numa reacção irreflectida corre para a casa e no escuro do átrio de entrada cruza-se com o assassino de quem apenas sente uma pancada antes de mergulhar na inconsciência.

Quando retoma a consciência, decide alertar a Scotland Yard para o acontecido, mas como não quer problemas durante a sua visita turística fá-lo, anonimamente, numa chamada telefónica.

Será que Pedro se vai conseguir abstrair do que viu? Será que se consegue manter anónimo? E como é que vai lidar com um pormenor do crime que só ele conhece?

Uma história de suspense, bem ao jeito de Dick Haskins, em que um homem começa por querer a descoberta da verdade e acaba a lutar pela sua própria vida e pela vida da mulher que ama.

Só senti falta de uma coisa nesta história: o meu querido detective Dick Haskins não é protagonista.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin