quinta-feira, 22 de maio de 2008

"A Loja dos Suicídios" - Jean Teulé


"A loja dos suicídios " é um romance escrito por Jean Teulé. É uma comédia futurista, carregada de humor negro.


A sua vida foi um fracasso? Connosco, a sua morte será um sucesso! Este é o lema da Casa Tuvache. A casa Tuvache, ou melhor A Loja dos Suicídios, "é uma lojinha onde nunca entra um raio de Sol". Nesta loja, os potenciais suicidas poderão encontrar todo um manancial para levarem àvante os seus intentos - cordas, pistolas, facas, venenos, quimonos e espadas para a prática do hara-kiri. É uma loja de família, onde nunca se diz "até à próxima" aos clientes.


As personagens que compõem a família Tuvache, são cinco elementos atípicos: o pai e a mãe, comerciantes, tomam conta da loja e fabricam eles próprios muitos dos produtos que se vendem na loja, tais como as pedras para afogamento e defenestração ou os venenos; o primogénito, deprimido crónico, anoréctico, que usa ligaduras a envolverem a cabeça, pois sofre de enxaquecas permanentes; a irmã, adolescente indaptada, que esconde o seu corpo sob roupas largas e disformes; e o irmão mais novo, fruto de uma experiência que os pais tiveram utilizando um preservativo furado "daqueles que vendemos para quem quer morrer com uma doença sexualmente transmissível", e que é um grão de areia na engrenagem deste comércio lúgubre - sorri, é optimista, simpático, mostra aos clientes o lado bom da vida e dissuade-os dos seus intentos.


Será que esta família poderá mudar?


Uma óptima leitura para descontrair, uma história com muita imaginação, cheia de graça e humor negro, que nos leva a sorrir com as ironias da vida.



3 comentários:

Sandra disse...

Comecei hoje a ler.
Recomendo a toda a gente.
Reparem nos pormenores que chama atenção para outras coisas.

Não sabia que tinhas este blog
Beijinhos

Anónimo disse...

Boa noite.
Estou completamente intrigada pela história deste livro, quero lê-lo desesperadamente! Contudo, não tenho conseguido encontrá-lo em nenhuma loja. Poderia indicar-me uma loja onde o pudesse comprar?

Agradecida. Urgente

Rock In The Attic disse...

Bom dia,

na altura comprei-o na FNAC. Já tentou através da net, na WOOK, por exemplo?

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin