Khalil Gibran nasceu a 6 de Janeiro de 1883, em Bicharre, Líbano. Ensaísta, filósofo, pensador, conferenciasta e pintor, produziu um extensa obra literária, onde é bem visível e marcante o misticismo oriental, bem como a influência de fontes tão dísoares como a Bíblia, Nietzsche e William Bllake. Os temas principais dos seus escritos são o amor, a amizade, a morte e a natureza.
Em 1895, após a prisão do pai acusado de fuga aos impostos, e por decisão de sua mãe que quer procurar uma vida melhor para os seu quatro filho, emigra para os Estados Unidos da América, onde se instalam na cidade de Boston. O interesse e curiosidade cultural de Khalil Gibran levam-no ao mundo do testro, da ópera e às galerias de arte de Boston. Os seus desenhos despertam o interesse dos seus professores.
Em 1989 regressa ao Líbano para completar os seus estudos árabes, no Colégio da Sabedoria, em Beirute. Regressa a Boston em 1902, onde escreve poemas e pensamentos paro o jornal árabe Al-Muhajer (O Emigrante). O mundo árabe descobre-o através do seu estilo, muito pessoal, de escrever. Mas não é só a escrita que o fascina - a pintura é outro mundo onde dá provas do seu talento. Desenha e pinta, numa arte mística muito própria. É através da pintura, numa exposição dos seus primeiros quadros, que desperta a atenção e interesse de Mary Huskell, directora de uma escola americana, que se oferece para lhe custear os estudos artísticos em Paris.
De 1908 a 1910 vive em Paris, onde conhece Rodin e estuda na Académie Julien. Em 1910 regressa a Boston e muda-se, nesse mesmo ano, para Nova Iorque, onde permanece até ao seus últimos dias.
Entre 1905 e 1920 Gibram escreve exclusivamente em árabe, tendo em 1918, a pouco e pouco, começao a aescrever em inglês.
Morreu a 10 de Abril de 1931, no Hoapital São Vicente, em Nova Iorque, com uma crise pulmonar.
Alguns livros editados em Portugal:
- O Profeta
- O Louco
- O Vagabundo
- Entre a Noite e a Manhã
- Segredos do Coração
- Espelhos da Alma
- A Voz do Mestre
- O Jardim do Profeta
- Espírito Rebelde
- Asas Quebradas
- Lágrimas e Risos
- Cartas de Amor do Profeta
Sem comentários:
Enviar um comentário