quinta-feira, 28 de maio de 2009

"A Cidade sem Tristeza" - Anosh Irani

Sinopse:
" Em 1993, Bombaim está prestes a ser dilacerada pela violência. Chamdi, um menino de dez anos, raramente se aventura para fora do orfanato e alimenta uma fantasia idílica acerca da cidade - um paraíso a que chama Kahunsha, «a cidade sem tristeza». Porém, quando foge do orfanato em busca do pai há muito desaparecido, é atirado para o caos das ruas, sozinho e com o seu único tesouro: a roupa manchada de sangue com que foi abandonado em bebé.

Chamdi luta pela sobrevivência na dureza das ruas. Porém, quando é apanhado pelo rebentar da violência selvagem que rapidamente submerge a cidade, os seus sonhos confrontam-se com a realidade e Chamdi descobre que está a crescer muito depressa.

Comovente e cheio dos panoramas e sons de Bombaim, A Cidade sem Tristeza é uma história de leitura obrigatória sobre as esperanças, os sonhos e as fragilidades da inocência da infância."



Lindo! Gostei muito. Este livro é uma história diferente, que não acaba nem bem nem mal, acaba com aquilo que pode ser um novo princípio.

Chamdi sempre viveu num orfanato, mas sonha conhecer os seus pais. Um dia, levando consigo a peça de roupa manchada de sangue com que foi deixado à porta do orfanato, sai para as ruas de Bombaim, à procura do pai.

Não encontra o pai, mas encontra Shumdi e Guddi, dois irmãos, duas crianças como ele. Shumdi e Guddi planeiam assaltar o templo da rua onde vivem para poderem fugir com o dinheiro das esmolas e sairem assim da exploração de que são vítimas... e Chamdi é o escolhido para levarem avante o seu plano.

No entanto o plano não chega a concretizar-se pois algo de terrível acontece...

Esta é a história de três crianças de rua de Bombaim, usadas e exploradas por adultos sem escrúpulos. É uma história triste, cruel, mas de uma beleza inexplicável, que o autor relata de forma quase poética.

Um livro que se lê com o coração!

2 comentários:

flicka disse...

Já estive quase para comprar este... agora com a tua opinião, fiquei com a certeza de que é o livro que valha a pena comprar no CL.

Unknown disse...

Sim, o livro é muito bom, recomendo.

A descrição da cidade de Mumbai é excelente. Percorremos as ruas, sentimos os cheiros, vemos as cores e ouvimos os sons junto com as personagens.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin