terça-feira, 30 de junho de 2009

"Maigret & O Assassino do Canal" - Simenon

Sinopse:

"Perto de uma eclusa, uma mulher aparece morta numa estrebaria. A sua identidade é desconhecida, ignorando-se também o que a terá levado até ali. Maigret inicia a investigação. A vítima só é identificada aquando da chegada do Southern Cross, iate de que é proprietário Sir Walter Lampson, o marido. Todavia, o nome pelo qual era conhecida é falso e a sua verdadeira identidade permanece um mistério. Até que algumas pistas lançam Maigret no encalce de La Providence, uma barcaça onde vive Jean, um homem taciturno cuja solidão encobre um doloroso segredo."

Este livro foi publicado, pela primeira vez, em 1931, e é o primeiro livo de Simenon que leio. Um livro pequeno, simples, mas com uma narrativa mais centrada no pensamento lógico-dedutivo do detective Maigret do que na acção do crime em torno do qual se centra a história.

A história é simples, assim como a linguagem utilizada. Ao longo da narrativa acompanhamos Maigret na procura de um assassino, acompanhando as suas acções, observações e deduções.

Um livro que se lê bem.

2 comentários:

anaaaatchim! disse...

Já o li há uns anos, mas lembro-me de também ter achado uma leitura boa em termos de policial.

Ainda só li dois livros com esse personagem, e foi dessa mesma colecção da foto. Não sei se depois a editora deixou de os publicar, mas como deixei de os ver nos hipermercados, também deixei de os comprar... (e fui comprando outro tipo de livros, noutros locais, hehehe!)

Rock In The Attic disse...

É uma leitura simples mas agradável. Mas continuo a preferir o Dick Haskins.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin