sábado, 11 de abril de 2009

"O Estripador de Lisboa" - Luís Campos

Este é um livro que há já bastante tempo tinha grande curiosidade em ler. Finalmente encontrei-o e li-o.

É um livro pequeno, com uma escrita simples, mas com uma boa história. No entanto fiquei com a sensação que queria mais: queria mais história, mais desenvolvimento, mais livro.

Duque é jornalista e pesquisa sobre o caso das raparigas assassinadas na cidade de Lisboa, cujo assassino todos desconhecem, e ao qual atribuíram o nome de Estripador. Na sua pesquisa, Duque cruza-se com Flor, jovem provocadora mas que desperta em si uma atração e instinto de protecção que o irão conduzir até ao assassino.

Este livro é de 1984. Se fosse escrito hoje teria bem mais que as suas 151 páginas e foi disso que senti falta. Porque falta espaço para desenvolver as excelentes personagens que o autor criou, bem como para dar a conhecer mais deste assassino, do Estripador, que se revela um homem com problemas em lidar com mulheres, em especial aquelas que usam o seu corpo como objecto de trabalho e prazer, ao mesmo tempo que se sente atraído por elas.

No entanto fiquei um pouco desiludida, pois quem acompanhou o caso real do Estripador de Lisboa, lembra-se com certeza de que este livro foi apontado como uma possível inspiração para o verdadeiro assassino, tendo até o seu autor sido um dos suspeitos. Ora bem, com este historial esperava eu encontrar algo muito próximo da realidade, do que aconteceu na cidade de Lisboa nos anos 90. Mas muito sinceramente, exceptuando o primeiro crime a que o livro faz referência, em que a rapariga foi abandonada nas traseiras de uma barraca em Odivelas (o que coincide com um dos crimes reais) e o facto de o assassino estripar as suas vítimas, parece-me um pouco forçado fazer a colagem da história à realidade. É bem possível que um assassino se possa ter inspirado no livro para cometer os seus crimes, mas daí a considerar o seu autor suspeito... Pessoalmente até considero o "nosso" Estripador muito mais próximo do Estripador inglês, do que da personagem deste livro.

No entanto, gostei de o ler!

1 comentário:

Érico disse...

Muito bom seu blog! Gostei das histórias! show! parabéns

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin