terça-feira, 16 de junho de 2009

"Comboio Nocturno para Lisboa" - Pascal Mercier

Sinopse:

"Numa manhã chuvosa, uma mulher prepara-se para saltar de uma ponte, em Berna. Raimund convence-a a não fazê-lo, e consegue, mas depois a mulher desaparece. Tudo o que sabe é que é portuguesa. De tarde, entra numa livraria e, por acaso, descobre um livro de um autor português, Amadeu de Prado, que foi médico, poeta e resistente durante o salazarismo.

Raimund é, desde há muito tempo, professor de latim e grego, o que já o entusiasma tão pouco como o seu casamento, já em estado de desagregação. Aprende português e, uma noite, mete-se num comboio para Lisboa, uma cidade que irá ser o local de todas as revelações: dos mistérios da vida humana, da coragem, do amor e da morte.

Um livro que apetece reler lentamente, mal se acaba de ler."

Quando Raimund Gregorius encontra uma rapariga portuguesa prestes a saltar da ponte de Kirchenfeld, desconhece ainda o significado daquele encontro na sua vida.

Gregorius é filólogo clássico e dedicou toda a sua vida às palavras, ao Grego, ao Latim, ao Persa, ao Hebraico, ... A sua vida é monótona, como se fosse um ciclo diário de rotinas mecanizadas. Vive sózinho, e a mais pequena alteração nas suas rotinas provoca um abalo semelhante a um terramoto na sua vida. Tal como naquele dia em que a ponte estava vedada ao trânsito e ele cometeu um erro na aula de Grego. Ele tinha errado! Era algo impensável para o Mundus, alcunha por era conhecido no meio dos seus alunos.

Mas naquele dia de manhã, enquanto cumpria o ritual de se dirigir para a escola, encontrou aquela jovem que se preparava para saltar da ponte... Impelido na sua direcção, impediu o trágico acontecimento. Mas nesse dia a sua vida mudou... Ao ouvir a palavra "português" pronunciada pela jovem, sentiu-se como que enebriado pela sua sonoridade. Abandonou as aulas a meio, entrou num alfarrabista e encontrou um livro português, do autor Amadeu de Prado. Comprou um curso de português, para principiantes, e foi para casa, aprender a língua que até agora lhe era desconhecida e que entrara na sua vida de forma apaixonada, como nunca algo acontecera.

Gregorius, cuja vida sempre fora planeada não deixando espaço para os acasos, deixa-se agora invadir pela força da vontade quase irracional, e parte de comboio para Lisboa.

Em Lisboa, procura Amadeu de Prado e a sua vida. Encontra os seus amigos e familiares e reconstrói a vida do escritor a partir das vidas daqueles que o rodearam, desde a infância até à resistência anti-fascista. Percorre os caminhos de uma vida sofrida, pelas ruas de Lisboa, pelas ruas onde se desenrolou a vida de Amadeu de Prado, um jovem só, sofredor da sua solidão, que escrevia sobre os sentimentos de uma forma tão clara, crua e profunda, que as suas palavras se imprimiam na vida de quem as lia; um jovem e, mais tarde, um adulto, cuja imensidão de sentimentos, cuja profundeza sofrida do ser abarcava tudo e todos para uma sensação de nostalgia opressiva, ao mesmo tempo que os conduzia a uma necessidade de grito libertador.

Este é um romance pleno de personagens fortes, sentidas, com vivências sofredoras e sofridas. Não é um romance fácil, alternando entre a história que narra e as páginas do livro de Amadeu de Prado, mas é um livro que cativa desde o princípio. Não é uma história de aventura, mas no entanto é a aventura de Gregorius. É um livro profundo, um tratado existencialista e filosófico sobre a vida, o que fazemos dos momentos que vivemos e a liberdade que temos de a viver, apesar de ser sempre uma vida onde se reflectem as impressões dos sentimentos que os outros sentem por nós e nós pelos outros.

Gostei deste livro. Fez-me voltar às leituras mais filosóficas e existencialistas, de que tanto gosto!

2 comentários:

Livros em 2ª Mão disse...

Tenho muita curiosidade em relação a este livro, mas ainda não houve oportunidade para adquiri-lo...

Isabel Maia disse...

Por achar que o teu blog tem um estilo intraduzível, tens um pequeno "mimo" no meu blog.

Boas leituras :)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin