sábado, 12 de abril de 2008

Mais duas aquisições literárias...

Pois foi, ontem comprei mais dois livros! Desta vez, nenhum deles é policial.

Aqui ficam as referências.


"Os Rebeldes do Himalaia" - Philippe Broussard

"O Tibete vive, desde 1950, sob o domínio absoluto da República Popular da China. Ao longo destes anos dolorosos, o país do Dalai-Lama conheceu, perante a indiferença da comunidade internacional, a prisão, a deportação e o genocídio de centenas de milhares dos seus habitantes, a destruição de templos, mosteiros e conventos e a asfixia de uma cultura única e milenar

Contudo, existe no Tecto do Mundo uma resistência constituída na sua maioria por monges e monjas que, inspirados no pacifismo budista, continuam a padecer da prisão e da tortura pela liberdade do seu país.

São eles os rebeldes do Himalaia, os paladinos da esperança de um povo desapossado do seu bem mais precioso: a sua identidade."

"Kafka à Beira-Mar" - Haruki Murakami


"Kafka à Beira-Mar narra as aventuras (e desventuras) de duas estranhas personagens, cujas vidas, correndo lado a lado ao longo do romance, acabarão por revelar-se repletas de enigmas e carregadas de mistério. São elas Kafka Tamura, que foge de casa aos 15 anos, perseguido pela sombra da negra profecia que um dia lhe foi lançada pelo pai, e de Nakata, um homem já idoso que nunca recupera de um estranho acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado grande parte da sua vida a uma causa - procurar gatos desaparecidos.

Neste romance os gatos conversam com pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial. Assiste-se, ainda, a uma morte brutal, só que tanto a identidade da vítima omo a do assassino permanecerão um mistério.

Trata-se, no caso, de uma clássica (e extravagante) história de demanda e, simultaneamente, de uma arrojada exploração de tabus, só possível graças ao enorme talento de um dos maiores contadores de histórias do nosso tempo."

Quando ler as obras, comentarei.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin