LIVRO 1 - "O Caso da Rua Direita" - Carlos Ademar
"Em Lisboa, pela calada da noite, um carro com sangue é encontrado abandonado junto a um café. À mesma hora, no Hospital de Santa Maria entra um cadáver. As marcas do crime não deixam dúvidas. Quem matou o capitão Matias?
A personalidade do defunto lançava a suspeita sobre muita gente: um marido enganado; uma mulher humilhada; uma loura vistosa; ligações a uma organização criminosa...
Uma brigada dos Homicídios embarca na aventura de tentar obter resposta.
Um livro que é um retrato fiel do quotidiano dos investigadores, das tensões vividas entre si, das paixões geradas, das suas frustações e das suas dúvidas.
Mas que nos dá também a conhecer os métodos seguidos, as estratégias adoptadas, os meios utilizados, os desafios a vencer.
E, por fim, a resposta?"
Pareceu-me um bom livro, escrito por Carlos Ademar, investigador criminal na Secção de Homicídios da Polícia Judiciária.
LIVRO 2 - "Shantaram" - Gregory David Roberts
"Quando chegou a Bombaim não passava de um fugitivo: sem identidade, sem futuro, sem esperança. Nessa cidade conheceu o paraíso e o inferno, o amor e o ódio, a paixão e a guerra. E conquistou um nome que lhe foi dado com o coração: Santaram.
Aterrou em Bombaim fugido de um passado de crime e drogas, perseguido pela Polícia após ter escapado de uma prisão de alta segurança na Austrália. Nos seus bairros miseráveis, aqueles onde os estrangeiros nunca entram e onde só o amor e a lealdade poderão garantir a sobrevivência, a sua vida ganhou um sentido e alcançou uma intensidade que julgava impossível.
Nas ruas imundas e fervilhantes de Bombaim aprendeu o valor da autêntiva amizade com homens simples e alegres, como Prabaker, ou duros, violentos mas leais, como Abdullah. Conheceu também o prazer e o tormento de amar uma mulher excepcional. E sofreu o lado obscuro da vida com a mesma força: a tortura e o horror das prisões indianas; a traição e a morte dos que lhe eram queridos. Conquistou um lugar entre traficantes, contrabandistas e falsários, adoptou os seus códigos de honra e criou laços que o levaram até às montanhas do Afeganistão, ao lado de mujaheddins que combatiam as tropas soviéticas.
Esta é a história real da transformação de um homem que atravessou toddos os estádios do espírito e todas as provas do corpo E é também o relato de uma aventura incrível numa cidade ao mesmo tempo terrível e fascinante, em cujas ruas caóticas e apinhadas se escondem as verdades essenciais da vida."
Este é um caso para dizer que não fui eu que escolhi o livro, mas o livro que me escolheu a mim... Li a contra-capa e chegou para o trazer para casa. são 892 páginas que estou ansiosa por ler.
Depois conto como foi!
2 comentários:
"O Caso da Rua Direita" parece ser um livro muito interessante...
Olá amigo,
já tinha saudades de te ler por aqui. Pois, a mim também me parece interessante. Mas, confesso, quando peguei no "Shantaram", já não o consegui largar.
E tu, que andas a ler?
Beijo
Enviar um comentário