terça-feira, 8 de abril de 2008

"Enquanto as Velas Ardem" - Tabitha King

"Enquanto as velas ardem" é o título do livro que terminei de ler hoje.

Michael McDowell deixou inacabado o manuscrito deste livro, quando morreu, em 1999. Tabitha King (mulher de Stephen King) continuou a história no ponto em que o autor inicial a tinha deixado, "tecendo uma trama gótica sulista de assassínio, culpa, inicência, corrupção e sobrevivência, com as vozes dos vivos e dos mortos."

Calley Dakin tem sete anos de idade, quando o pai é raptado, torturado, assassinado e desmembrado por duas mulheres, sem motivo aparente. O pai era casado com Roberta Ann Carroll, nascida no seio de uma família abastada. Apesar de o marido ser proprietário de uma cadeia de concessionários de automóveis, a mulher faz questão que ele não esqueça as suas origens humildes.

Calley Dakin, tem dotes que a maioria das crianças da sua idade nem sabe existir... Com umas orelhas de tamanho acima do normal, Calley consegue abaná-las, o que diverte o pai e irrita a mãe. Mas os seus dotes mais perturbadores dizem respeito à sua capacidade de ouvir o que não deve... Calley ouve o que os outros vivos não ouvem... Calley ouve os mortos...

Depois da morte do pai, Calley e a mãe são obrigadas a refugiar-se numa casa em Pensacola Beach, longe de tudo e de todos. Ford, o irmão de Calley, com onze anos, fica com a avó materna, a Mamadee. Mas a vida de Calley não é fácil - rejeitada pela mãe, abandonada emocionalmente, cresce sózinha, ouvindo o que mais ninguém ouve, aprendendo a sobreviver num mundo de adultos hostis e que por vezes a mal-tratam.

Uma história fascinante, onde o sobrenatural se cruza com a vida numa teia de segredos e enganos.

Um livro diferente daqueles que costumo ler, mas que me "agarrou" desde o início. Um livro que após cada página nos leva a querer descobrir o que ainda tem para nos contar. Ao longo da leitura desenvolve-se uma empatia com a personagem Calley Dakin, que queremos muito que esta se consiga libertar das amarras que a prendem .

Aconselho!!!

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin