Ao longo deste livro, José Rodrigues dos Santos, baseia-se em informação científica actualizada, para nos dar a conhecer questões táo delicadas como a ameaça do fim do petróleo e as alterações climáticas profundas.
Tomás de Noronha, o criptanalista já nosso conhecido, tem em mãos um caso que envolve a vida de um amigo seu, que já não via desde o liceu. Tudo começa quando dois cientistas são encontrados mortos, com a indicação do número "666" deixada ao lado dos corpos.
Mais que um romance, é um livro de divulgação científica, que nos dá a conhecer uma realidade verdadeiramente oculta. Será que o petróleo, estando em ascendência no que respeita ao consumo, está a decrescer em produção? Quais os impactos da subida de temperatura no planeta? Estaremos preparados para sobreviver com energias alternativas?
Estas e muitas outras questões são colocadas ao longo do livro.
A história é interessante, apesar de , em alguns momentos ficar com a sensação que a informação se repete.
Gostei, acima de tudo pelo facto de nos fazer pensar no que andamos a fazer ao nosso planeta. É um livro de "consciência ambiental".
Aquilo que revela é bastante perturbador e inquietante.
Uma alternativa de transmissão de informação científica, com uma linguagem acessível e num contexto que cativa o leitor.
A mim, fez-me pensar...
2 comentários:
Olá amiga,
o mais preocupante de tudo o que é dito neste romance é a sua veracidade.
Para mim não é novidade nem nenhum alarmismo, até porque esta é a minha área.
Não tinha era realmente pensado na problema´tica que constituem os países Africanos e a China que na sua busca pelo desenvolvimento vão acelerar ainda mais todo o processo.
Beijinhos
Enviar um comentário