sábado, 15 de março de 2008

O Partido Socialista e os Piercings

Hoje ouvi / li esta notícia



e é claro, fiquei com o meu já conhecido mau feitio.


É verdade que a colocação de piercings em determinadas zonas do corpo pode ser perigoso, que existem locais onde se fazem piercings e tatuagens sem as devidas condições sanitárias.


Concordo com a existência de regulamentação para os estabelecimentos que realizam tatuagens, colocação de piercings e maquilhagem definitiva, introduzindo regras para o exercício da actividade, definindo quais os materiais e utensílios que podem ser utilizados. Concordo também, que a pessoa que vai colocar um adorno corporal deva ser informada de todos os riscos que corre e assinar um documento em que declara ter sido informado (se for menor de idade, esse documento deverá ser assinado pelos pais).

Agora não concordo com a PROIBIÇÃO de colocação de piercings em determinadas zonas do corpo (boca, língua ou orgãos genitais, por exemplo). O corpo é de cada um, e cada um manda no seu corpo.

Também no que respeita à proibição de piercings e tatuagens a menores de 14 anos, mesmo que com autorização dos pais, não concordo. Se os Pais autorizam, é o Estado que vai proibir? Qual é o fundamento? Não me venham com a conversa de se estar a fazer algo para o qual ainda não se tem maturidade suficiente, que o adolescente pode arrepender-se mais tarde, blá, blá, blá, porque os pais podem decidir colocar brincos nos seus filhos ainda bébés, sem sequer saberem se eles os querem! Assim como também é permitido batizar as crianças com idades em que elas ainda nem falam, sem sequer se saber se essa mesma criança irá seguir a doutrina religiosa pela qual a batizam (e o mesmo se aplica às filiações desportivas). Por isso, se os pais não podem autorizar um filho a colocar um adorno corporal, se este for menor de 18 anos e for essa a sua vontade, também não deveriam poder colocar brincos nem decidir sobre a sua iniciação religiosa ou desportiva, quando estes ainda nem sequer falam.

Eu sei que são assuntos bem diferentes, mas o que quero dizer com isto é que não considero correcto o Estado querer mandar na vontade e liberdade de cada um.

Parece-me que o Estado se está a sobrepor a algo que, pelo menos para mim, é sagrado - a Liberdade Individual. Cada um é livre de fazer o que quiser com o seu corpo e a sua vida, desde que não interfira com a liberdade dos outros, e nestes casos, a prática de colocação de piercings ou tatuagens começa e acaba no corpo do próprio, não interfere com mais ninguém!


Confesso que fico chocada com estas propostas, ainda para mais vindas de um partido político que se intitula socialista. É por estas e por outras que abomino a política!


Mas como diria alguém:
"Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os sociais, os corporativos, e o Estado a que chegámos!"


Deixem lá, é o meu mau feitio...

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin