domingo, 2 de março de 2008

"O Expresso de Berlim" - António Andrade Albuquerque


Aqui estou eu para falar de mais um livro. E este é especial por três razões: o autor é António Andrade Albuquerque (por quem a minha admiração já é vossa conhecida), foi-me oferecido pelo autor e é uma excelente história.

Estamos em Agosto de 1943, no seio da Segunda Guerra Mundial, e Lisboa, à sombra de uma neutralidade dificilmente mantida, é palco de conspirações e espionagem.

João Kessler Albano Martins, filho de pai português e mãe alemã, tem 28 anos e é assistente de Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa. Vive na Pensão Esplêndida, na Rua Braamcamp. A menos de 300 metros da Pensão, fica a Pastelaria Coimbra, cuja esplanada é partilhada por espiões do Reich, agentes dos Aliados e os "duplos", que tomam partido ora de uns, ora de outros, tudo consoante a quantia proposta.

E é precisamente entre a esplanada da Coimbra e o quarto da Esplêndida, que João Kessler vê a sua vida mudar de rumo, repentinamente... Ao chegar ao seu quarto é surpreendido por um visitante que o espera, no seu interior. O motivo de tão surpreendente abordagem, é uma proposta irrecusável, apaixonante e perigosa.

No seio de uma Europa dividida, em que todos procuram sobreviver, João Kessler assume o papel principal de uma aventura suicida e de sobrevivência, que pode mudar o destino da Humanidade.

Sob a protectora farda de oficial da SS, Sturmbannfuhrer Kessler vive na corda bamba, mantendo o seu disfarce até conseguir entrar no campo de concentração de Dachau e cumprir a sua missão. Acompanhado por Vera Sturmer, uma jovem mulher com uns olhos azuis únicos, agente dos Serviços Secretos Britânicos, João Kessler demonstra um sangue frio e capacidade analítica, típicas de um verdadeiro espião.


Na prossecução dos seus objectivos, João Kessler é profundamente abalado, quando o Expresso de Berlim, onde Vera Strurmer viajava, é alvo de um raide aéreo. Vera não chega ao seu destino, Berlim, onde João a esperava... Agora, terá de seguir sozinho, atingir o seu objectivo sem a ajuda de uma agente secreta experiente... Será que o seu disfarce conseguirá iludir por muito mais tempo, os fanáticos do Reich?


Num enredo fascinante, onde todos podem ser bem diferentes do que aparentam, o autor escreveu uma história de suspense, espionagem, amor e Humanidade. Ao longo das suas páginas, viajamos por Lisboa, Paris, Berlim, ... visitamos os campos de concentração nazis, ouvimos os gritos de terror dos seus habitantes e as suas súplicas... vivemos uma história de amor... ficamos com a respiração suspensa, para logo a seguir respirarmos de alívio!


E no fim... bem no fim somos surpreendidos pelo início de mais uma história. a história do padre Albano Martins, que pode ser lida em O Papa que Nunca Existiu (um outro livro do autor). Não é um fim comum, e mesmo aqui, a terminar a história, o autor mantém o suspense e tudo pode ser o contrário do que aparenta...


Adorei e recomendo a todos!

1 comentário:

Marlise disse...

As desculpas não se pedem, evitam-se. Mas mesmo assim peço desculpa.

Não se torna a repetir e penso que corrigi o erro da melhor maneira.


*bJ

(parabéns pelo blogue!)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin