domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril

RELEMBRAR









PARA NÃO ESQUECER










sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma oferta bem original

A minha amiga Sónia, no início deste ano ofereceu-me um "Book Journal". É uma oferta bem original e útil para quem, como eu, devora livros. É uma espécie de diário literário, uma agenda onde vamos escrevendo as nossas opiniões sobre os livros que lemos, onde temos registados todos os empréstimos de livros (dos nossos livros emprestados e dos que nos emprestam a nós), onde podemos organizar a nossa wishlist e tem ainda uma lista com os 501 livros que devemos ler e onde podemos assinal os que já lemos. Tudo isto órganizado em "capítulos".

Uma prenda brilhante!
















Algumas aquisições

Andava eu aqui a mexer nos livros quando me lembrei que ainda não tinha colocado neste espaço três livros que adquiri este ano, nos leilões e nas ofertas de revistas.

Aqui estão eles.




domingo, 18 de abril de 2010

Finalmente, com operação marcada...


Finalmente tenho a operação marcada! Na sexta-feira tive mais uma consulta com o Dr. António Alves e a operação foi marcada para o dia 22 de Maio (com internamento a 21). Agora, é só aguentar as dores mais um mês. Ontem lá fui levar mais uma injecção de Lucrin Depot (até os medicamentos têm nome "chique"), e lá voltaram os enjoos e o sabor metálico na boca.


Mas já só falta um mês para deixar de ter dores... espero eu!
No entanto deixo aqui uma explicação muito simples do que é a endometriose profunda e uma imagem do aspecto de como esta "senhora" deixa a nossa barriguinha.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Porto Editora compra Bertrand e Círculo de Leitores

A Porto Editora assinou ontem um contrato de promessa de compra e venda do Direct Group, do qual fazem parte as livrarias Bertrand e o clube de leitura Círculo de Leitores.


Desde que me lembro de mim que o Círculo de Leitores faz parte da minha "vida literária". Antes era o meu pai sócio (desde o início do Círculo em Portugal) e agora sou eu que, há 10 anos, dou continuidade ao que já chamo de tradição familiar. No entanto, sendo o Círculo um dos poucos sobreviventes deste modelo de clube de leitura (França e Alemanha, por exemplo, já não têm este modelo há uns anos) será que a Porto Editora o vai manter? Espero que sim...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"O Senhor do Falcão" - Valeria Montaldi

Título: "O Senhor do Falcão"
Autor: Valeria Montaldi
Tradutor: Maria Irene Bigotte de Carvalho
Editora: Casa das Letras
Edição: 1.ª Edição (Outubro de 2005)
Páginas: 400

Sinopse:
"Milão, 1226: está aberta a caça aos hereges e os inquisidores povoam as ruas da cidade. O cadáver de uma jovem mulher aparece a boiar nas águas do canal do Vettabbia, com o corpo dando sinais de parto recente. Só que da criança nem rasto. Passados 17 anos, alguém vai interrogar-se sobre o que realmente terá acontecido naquela noite. Arnolfo da Sala, abade do mosteiro de San Simpliciano, atormentado por um sonho recorrente e com suspeitas antigas que só ele conhece, encarrega o frade Matthew de investigar o caso.

Pelas ruas de uma Milão abalada pela perseguição aos hereges e pela luta contra o imperador Frederico II, o frade inicia a sua investigação. Por lugares ainda hoje reconhecíveis, como o Broletto, centro político e comercial da cidade, o bosque de Quadronno ou o Hospital do Brolo, Matthew entrecruza as histórias de Isaac, médico judeu, e da sua bela filha Raquel. Mas só o encontro com Guglielma, uma jovem vidente e mística malquista aos olhos da igreja milanesa, assinalará indelevelmente a consciência do frade, indicando-lhe o caminho a seguir para concretizar a sua missão e resolver o mistério."


Opinião:
Comprei este livro na Feira do Livro do ano passado, mas só agora o li. Já não me lembro como é que tive conhecimento deste livro, mas lembro-me de andar à procura dele na Feira e de o ter encontrado a um preço bem apetecível: 5€.

Como já me aconteceu várias vezes, os livros de autores que para mim são desconhecidos e sobre os quais não tenho qualquer referência, revelam-se, muitas vezes, excelentes obras e leituras. Este é mais um desse grupo.

Uma mulher assassinada, uma criada que foge com uma criança recém-nascida nos braços e a abandona à porta de um mosteiro, um homem, cruel e desumano que luta pelo poder, uma vidente misteriosa, uma rapariga com um defeito físico, um médico judeu e a sua filha, uma prostituta, um castelão bondoso e um frade em busca de si próprio são os ingredientes deste romance, que se misturam em doses perfeitamente adequadas dando origem a uma trama de mistério que envolve o leitor desde as primeiras páginas.

Da história não vou falar, pois correria o risco de desvendar algumas partes fundamentais para quem queira ler o livro. É uma história muito bem contada, com personagens bem construídas, onde as emoções e os sentimentos imperam. As personagens conseguem dialogar com o leitor que a certo momento sente que as conhece e empatiza com umas enquanto sente raiva de outras. A forma como o romance está escrito leva o leitor a conseguir visualizar as cenas descritas.

Para além de uma boa história, este romance é também uma óptima lição de história, pois relata muito bem a vida na Idade Média.

Excelente!


Prós
: As personagens muito bem construidas, emotivas e que ganham vida própria ao longo do romance. As decrições da vida da época e da medicina.


Contras
: Não encontrei.

domingo, 4 de abril de 2010

Será um regresso...?

O mês que passou foi um mês complicado, o que se reflectiu neste espaço que bateu o record de mês com menos posts publicados. Mas não andei mesmo com paciência, nem em grandes condições para me sentar e escrever algo com sentido e interesse (pelo menos com interesse para quem lê, se é que escrevo algo interessante...).
A minha operação, que estava agendada para Março não se concretizou pois a seguradora não aprovou o pedido do médico na íntegra. E como nós, seres humanos, estamos para os seguros de saúde como estão os carros para os seguros automóveis, isto é, custos, lá estou eu à espera (ainda!) que a seguradora se decida a aprovar o que tem de aprovar.
Enquanto isso, a minha paciência esgota-se, pois viver com dores permanentes cansa! Acreditem! E depois são as respostas que ouvimos quando nos queixamos, ou quando nos perguntam o que temos e, com sinceridade dizemos que são dores: as respostas variam do "foi qualquer coisa que comeste", "deve ser dos chocolates" até coisas do género "eu hoje também já tomei um comprimido para as dores de cabeça, devias tomar um também". Não, não foi dos chocolates nem de algo que tenha comido e os comprimidos para as dores também não resultam. Não me dói a barriga porque como doces nem passa se tomar 500 comprimidos, pois são dores tão intensas que até toldam o pensamento, que nos rasgam as entranhas e só nos apetece desaparecer... São dores físicas insuportáveis, que se transformam em dores psicológicas pelo cansaço e persistência. São noites inteiras sem dormir depois de acordar com uma dor lancinante, que por vezes quase leva ao desmaio.
Mas enfim, parece que a resolução está para breve... ou não... vamos ver...
Entretanto estou de férias, pois preciso mesmo de descansar e espero actualizar este espaço com maior regularidade.
Amanhã deixarei aqui a minha opinião sobre o último livro que li "O Senhor do Falcão". Também as leituras se têm feito a um ritmo muito mais lento que o habitual, pois há muitos momentos em que a mente apenas se consegue concentrar nas dores e em algo para as atenuar.
Mas agora com as férias e o descanço, espero melhorar e voltar a ser assídua neste espaço e nos vossos.
Obrigada a quem continua a visitar-me e a enviar mensagens.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin