domingo, 29 de novembro de 2009

"A Interpretação do Crime" - Jed Rubenfeld

Sinopse

"Inspirado na única viagem de Freud aos Estados Unidos, acompanhado pelo então seu discípulo Carl Jung, A Interpretação do Crime é um thriller literário que nos faz mergulhar nos mais perversos mistérios da mente humana. Em 1909, o célebre psicanalista vienense desembarca em Nova Iorque. Ao mesmo tempo, num sumptuoso apartamento da cidade, uma jovem é encontrada estrangulada. No dia seguinte, uma outra beldade, Nora Acton, consegue escapar ao assassino, mas a histeria que a afecta impede-a de se recordar do sucedido. O doutor Younger, o mais eminente psicanalista freudiano norte-americano, irá analisá-la sob a orientação do Mestre e, a pouco e pouco, a complexa história familiar da rapariga vai sendo revelada. Dos salões de baile aos becos de Chinatown, a investigação do crime desenrola-se em paralelo com as emocionantes descobertas de Younger e a misteriosa conspiração urdida para destruir a reputação de Freud."

Fantástico! É o que me apetece dizer deste livro. Adorei!

A história é brilhante, muito bem conseguida, que nos prende desde o início e nos leva a virar a última página na expectativa de que ainda não tenha chegado ao fim. Foi, sem dúvida, uma das melhores leituras deste ano.

O livro narra a história da investigação de um crime com contornos bizarros, que ocorre durante a visita de Freud e seus acompanhantes aos Estados Unidos. Nesta viagem, Freud é acompanhado, entre outros, por Ferenczi e Jung, este último transformado numa personagem hilariante.

Ao chegar à América, Freud é acompanhado pelo seu mais ferveroso seguidor, o psicanalista Younger, que se verá envolvido numa trama policial fascinante: uma linda rapariga sobrevive ao seu assassino mas não se recorda de nada. Younger inicia assim um processo de análise, sob a orientação de Freud, que o levará a descobertas diabólicas.

Para alem de psicanalista, Younger é um apaixonado por Shakespeare, e ao longo das descobertas clínicas que faz através da análise de Nora Acton, descobre o verdadeiro significado de Ser ou Não Ser, de Hamlet.

Um livro que junta Shakespeare, psicanálise e investigação criminal de uma forma tão brilhante que faz dele um excelente policial, uma reflexão sobre Hamlet e o sentido da vida e um apaixonante estudo psicanalítico.


Para alguém que como eu seja apaixonada pela teoria psicanalítica e por policiais, este é um livro a não perder.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin