domingo, 19 de agosto de 2007

"EQUADOR" - Miguel Sousa Tavares



Foi com esta história, comovente, perturbadora e sensual, que Miguel Sousa Tavares iniciou a sua caminhada pelo romance.


Equador é a história de Luís Bernardo, sócio principal da Companhia Insular de Navegação, 37 anos, solteiro e dado a aventuras de saias, que numa manhã chuvosa de Dezembro de 1905 parte de Lisboa, rumo a Vila Viçosa para um encontro com El-Rei D. Carlos.


Quando partiu não sabia, nem imaginava que o esperava algo que o levaria a trocar a sua vida despreocupada, por uma missão patriótica, mas arriscada, na longínqua ilha de S. Tomé.


Ao aceitar o cargo de governador, assumiu também a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças, vendo-se por isso, no seio de uma rede de conflitos de interesses com a metrópole.


Luís Bernardo é um homem apaixonado pela sua luta, pela sua causa e defende-as até ao fim, sem temer as consequências da justiça e da igualdade que procura para os trabalhadores das roças.


O que Luís Bernardo não sabe, é que é também em S. Tomé que vai conhecer a paixão e o amor. A descoberta do amor que lhe vai mudar a vida. Num estilo queirosiano, Luís Bernardo envolve-se numa paixão quente e sensual com Ann, mulher de David, cônsul inglês, que está em S. Tomé devido a erros cometidos no passado, na Índia.


Enquanto vive a luta ao lado dos trabalhadores das roças, Luís Bernardo vive também o seu amor, na ambiguidade do desejo e da culpa, do prazer e da traição.


Uma história envolvente, que nos prende desde a primeira página, retratando os últimos dias da monarquia portuguesa, entre os serões mundanos da capital e o ambiente retrógado das colónias.


O fim... esse deixo para quem ler o livro...

1 comentário:

kiduchinha disse...

Eu já li e gostei muito! Boa semana!! Beijocas

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin