domingo, 30 de dezembro de 2007

António Andrade de Albuquerque - Dick Haskins

E se de repente, um dos meus autores favoritos, daqueles que adoraria conhecer pessoalmente, cuja obra devoro e me preenchem em cada palavra escrita, em cada história contada, escrevesse no meu blog?

Impossível, estou delirante com certeza.... Mas é verdade, aconteceu!!! Hoje, ao fazer uma rotina habitual - abrir o blog e verificar os novos comentários - vi dois comentários que me deixaram em êxtase: estavam assinados "A. Andrade Albuquerque (Dick Haskins)". De início nem acreditei, não podia ser, claro que não... Mas depois... era verdade, o autor dos policiais que tanto gosto (quem me conhece sabe bem que é verdade) tinha feito dois comentários no meu post "Feliz Natal". Isto sim, é uma grande prenda de Natal!!! Fiquei com um sorriso de felicidade que ainda perdura. Senti-me mesmo muito feliz, por saber que o meu blog, um espaço onde partilho um pouco das minhas histórias, em especial livros, autores e música, foi visitado por alguém que tanto admiro, bem como à sua obra. É mesmo difícil colocar em palavras o que sinto.
Obrigado Dick Haskins, pela atenção prestada, pelos comentários e pelas palavras de apreço e simpatia, pelo sorriso e felicidade despertados.

E agora, aqui fica a explicação do pseudónimo Dick Haskins, explicado pelo próprio:

"O pseudónimo que usei no género policial que escrevi (Dick Haskins) nada teve ou tem a ver com o 25 de Abril. Simplesmente, quando optei pela profissão de escritor (final da década de cinquenta) ninguém aceitava um livro da chamada literatura policial se o autor não tivesse um nome estrangeiro, particularmente inglês. Optei, então, por Dick Haskins, mas - na verdade - nunca ocultei a minha verdadeira identidade com o pseudónimo; logo no início da minha carreira como escritor, quando principiei a ser editado em países estrangeiros,a imprensa, a rádio e a televisão sublinharam que Dick Haskins era António de Andrade Albuquerque... e, no que me diz respeito,evidenciei uma vez mais a identidade pseudónimo-nome próprio quando, este ano, as Edições ASA publicaram os meus livros O PAPA QUE NUNCA EXISTIU e O EXPRESSO DE BERLIM, primeiros romances que escrevi fora do género policial."

Um Feliz Ano Novo para sí, António Andrade de Albuquerque.

3 comentários:

kiduchinha disse...

Grande surpresa!!! Mesmo a terminar o ano! eheh Aproveito para te desejar boas saídas! Boas entradas e um ano 2008 fantástico com tudo de bom!!!! beijocas grandes

Anónimo disse...

Se me conhecesse, talvez a sua reacção não tivesse sido tão efusiva! Tenho muito gosto em conhecer a opinião dos Leitores - seja esta boa ou má -, em ler e apreciar os vossos blogs e estarei sempre à vossa disposição para a troca de impressões que entenderem. Mas como o local destinado a «comentários» não me parece ser o mais indicado para esse fim, poderá contactar-me através do meu endereço - andradealbuquerque@serverportugal.pt - sempre que entenda.
Renovo os votos de um muito Feliz 2008,
A. Andrade Albuquerque
(Dick Haskins)

Luís Costa Pires disse...

Como te tinha dito, o Albuquerque é a simpatia em pessoa.
Aliás, acredito mesmo que a simpatia e a humildade são dois requisitos fundamentais para quem tem realmente talento.
E, infelizmente, lá continuo eu em falta com ele. Brevemente (não, não vou falhar), tenho mesmo que combinar um café com ele. :)

Bjs para ti

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin