sábado, 7 de julho de 2007

PORQUÊ OS XUTOS?


Há uns dias atrás perguntaram-me "Porque é que gostas assim tanto de Xutos?"


Porquê? - fiquei eu a pensar. Gosto porque gosto, porque me identifico com as músicas. Mas fiquei a pensar.


Comecei a ouvir Xutos aos 13 anos, com o àlbum Circo de Feras. A culpa foi da minha mãe, que gostava muito dos Contentores. É caso para dizer que comecei, gostei e nunca mais parei.


Na adolescência, tentava imitar os Xutos em tudo o que podia - nos ténis iguais ao Tim, nos adereços do Zé Pedro, o brinco com a cruz igual ao Kalú, as roupas pretas, as t-shirts dos Xutos, os lenços nos pulsos e ao pescoço, e até os blusões iguais aos do João Cabeleira (já bem "crescidinha" paguei bem por um blusão comprado na Gardénia, igual a um do João - ainda o tenho, bem como os lenços e outras peças que faziam parte da indumentária).


Porquê? Porque esta era a minha identidade, porque quando olhavam para mim, as pessoas sabiam que eu era fã de Xutos - e a identidade, ou a busca dela - é algo muito importante na adolescência.


À medida que o tempo foi passando, fui alterando o meu aspecto exterior, quer por crescimento pessoal, quer por imposições laborais, mas continuei a comprar os discos, a ouvir a música, a seguir a banda, a ir a concertos.


Hoje, não consigo falar de mim, da minha experiência de vida, do meu crescimento, sem falar dos Xutos e Pontapés.


Porquê? Porque eles fazem parte da minha história de vida, do meu crescimento. Posso dizer que sempre estiveram presentes, através das suas músicas. Animaram muitos bons momentos, foram música de fundo em despedidas, as suas letras serviram muitas vezes para dizer o que sentia, nos maus momentos fui muitas vezes buscar forças ao Homem do Leme, ao Remar Remar, ao Não sou o Único, ao Morte Lenta e tantas outras.


Por isso respondo: Gosto de Xutos, porque são únicos, especiais, porque me ajudaram a crescer.


E é por tudo isto e pelo que são, pelo que já passaram e ultrapassaram, que hoje, aos 33 anos, me sinto orgulhosa em ser sua Fã.

3 comentários:

aLqUimISta disse...

Gostar de Xutos é isso mesmo...

Identificarmo-nos com os próprios e sentirmos que as musicas foram feitas para nós.

Xutos Para Sempre...

kiduchinha disse...

Como li uma vez "vi-ti, fixei-ti, escarrapachei-ti na minha lembradura! Gosto de ti, porra!" :)) Talvez não tanto como tu, mas os Xutos sempre me marcaram, principalmente porque os associo muito/imenso à Festa do Avante, à irreverência, à liberdade, ao extravasar, ao pular, ao gritar o que vai cá dentro!! Enfim... pertencem-me tb um pouquinho a mim! beijos e boa semana!

Hugo D disse...

Viva

Andava por aqui perdido e encontrei-me neste espaço mas, principalmente neste "post" com o qual me identifico quase a 100%... sou ligeiramente mais novo (30) mas efectivamente pedi aos meus pais o circo de feras porque fiquei fascinado com os contentores, mesmo sem entender muito bem o que eles queriam dizer e esta boa doença (segundo as pessoas mais proximas a mim) espero que se mantenha por muitos bons anos e quando ha imensas pessoas que partilham as mesmas emoções melhor.

Hugo D

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin