sexta-feira, 18 de maio de 2012

Título: O Fio do Tempo

Autor: João Paulo Oliveira e Costa

Editora: Círculo de Leitores

Edição: 2010

Páginas: 348



Sinopse:

"A 4 de Outubro de 1500, um homem contempla Lisboa à janela dos seus aposentos, no paço da Alcáçova. Tem 101 anos, e é o último conquistador de Ceuta vivo. Enquanto aguarda a inevitável visita da morte, D. Álvaro de Ataíde recorda a sua vida aventurosa: servidor da casa de Viseu, conquistou Ceuta, lutou na Guerra dos Cem Anos, foi campeão de justas e torneios, sofreu em Tânger, ajudou a criar as caravelas, visitou a Guiné e conheceu gentes e feras nunca antes vistas, ganhou fama na Borgonha, esteve em Alfarrobeira, na tomada de Arzila e na batalha de Toro. Conselheiro de reis e duques, assistiu às lutas políticas e às tragédias do século XV português; viu a sua Casa ascender com D. Henrique e D. Fernando, cair em desgraça com D. Diogo, para finalmente subir ao trono  com D. Manuel. Assistiu ao novo rumo que o destino de Portugal tomava, mudanças que o seu escravo, um guinéu que se entregava à prática da feitiçaria, acreditava terem conhecido graças à maldição que lançara sobre el-rei de Portugal".

Opinião:
Esta história é passada nos tempos áureos dos descobrimentos portugueses e relata-nos 86 anos da História de Portugal através das memórias de D. Álvaro de Ataíde.
Começamos por conhecer o jovem cavaleiro negro com apenas 15 anos e a sua paixão por Filipa Andrade.
Ao longo da história, vamos conhecendo a História de Portugal através da própria história de D. Álvaro, do seu amor único a uma mulher, do seu amor ao seu filho e da dedicação do seu escravo.
Portugal e D. Álvaro partilham uma história de batalhas, conquistas, sonhos e desilusões que neste livro vamos conhecendo de uma forma apaixonante e que nos faz querer ler sempre mais um pouco.
Adorei!

2 comentários:

Carla M. Soares disse...

Tenho uma amiga, professora de história, que recomenda vivamente este livro, e também o Cavaleiro de Olivença. Estão definitivamente na minha lista!

Alguém Estranho disse...

Ola!

Eu também estou contando a minha em www.queminteressa.blogspot.com

Pra quem gosta e tem certa paciencia.. vale a pena.

ou nao.

graci

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin