domingo, 27 de fevereiro de 2011

"As Regras de Moscovo" - Daniel Silva

Título: As Regras de Moscovo
Autor: Daniel Silva
Tradutor: Vasco Teles de Menezes
Editora: Círculo de Leitores
Edição: Janeiro 2010
Páginas: 441

Sinopse:

"A morte de um jornalista leva Allon à Rússia, onde descobre que, no que diz respeito à arte da espionagem, até ele tem alguma coisa a aprender. Agora, está a jogar segundo as regras de Moscovo. E na cidade existe uma nova geração de estalinistas que conspiram para reivindicar um império perdido e desafiar o domínio global de um velho inimigo: os Estados Unidos da América. Um desses homens é Ivan Kharkov, um antigo coronel do KGB que construiu um império de investimento global sobre os escombros da União Soviética. No entanto, no interior desse império existe um negócio lucrativo de armas, e Kharkov está prestes a entregar as mais sofisticadas da Rússia à al-Qaeda."


Opinião.

Daniel Silva tem o dom de escrever de forma a agarrar o leitor desde a primeira página. "As Regras de Moscovo" é uma história de espionagem que foca factos da actualidade e se baseia nos medos contemporâneos da humanidade, medos esses que despertaram na nossa consciência após o 11 de Setembro.

As personagens já fazem parte do nosso círculo de "amigos literários" e foi bom reencontrá-los ao fim de algum tempo (o último livro de Daniel Silva que li já foi há mais de um ano).

Gostei da história, apesar de não ser nada de "espectacular", e faz um bom retrato da Rússia actual, um país que vive em busca de uma identidade, depois de ter perdido a identidade "grandiosa" com que sempre viveu.

Um bom livro.

Prós: O retrato histórico da Rússia. A escrita que prende o leitor.

Contras: Esperava mais desenvolvimento sobre o tráfico de armas e as ligações do KGB à al-Qaeda.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Não há palavras" - Zhang Jie

Título: Não há palavras
Autor: Zhang Jie
Tradutor: José Colaço Barreiros (a partir da versão italiana de Maria Gottardo e Monica Morzenti)
Editora: Gradiva
Edição: 1ª edição
Páginas: 290 (incluindo glossário)

Sinopse:

"Não há palavras para exprimir a força de um sentimento que arrasta consigo a alma e muitas vezes a seca ao ponto de a tornar para sempre árida, ou que, pelo contrário, a enche ao ponto de extravasar, apagando a razão.

Esse amor inexprimível está aqui, nas páginas deste romance:  homens e mulheres à mercê dos sentimentos, que vivem as suas vidas unidos e separados por vicissitudes e paixões - tendo como fundo um país imenso, antiquíssimo, de civilização rica e complexa, que mudou com inaudita rapidez e violência no breve espaço de um século.

Não Há Palavras tem a respiração profunda da época que narra - o século XX - e o sabor do quotidiano nas suas personagens grandes e pequenas, mesquinhas e verdadeiras, com fraquezas mas também capazes de um extraordinário heroísmo."


Opinião:

Tal como quase todos os livros chineses, este livro retrata de uma forma muito real e sem floreados, a vida de duas mulheres - Wu Wei e Bai Fan  - e de um homem - Hu Bingchen.

A vida destas três personagens entrelaça-se numa trama de marido, mulher e amante, onde os sentimentos são vivios de forma magnífica. Não é uma história de amor, é mais uma história de sofrimento, egoísmo, de sobrevivência, mas não deixa de ser uma história brilhante.

Acompanhamos as personagens ao seu passado e compreendemos a dor do seu presente, enquanto, sem máscaras, a história nos vai mostrando uma China que vive procurando o equilíbrio entre o seu passado rural e o presente ocidentalizado.

Um bom livro, que não se devora, mas que nos obriga a saborear...

Prós: Para além da escrita magnífica, o facto de fazer um retrato de uma China em transição.

Contras: Não é um contra do livro, mas como não estamos habituados aos nomes chineses, no início torna-se difícil distinguir as personagens femininas das masculinas

Ontem comprei um livro...

Ontem, enquanto esperava pela hora de mais uma consulta médica, fui ver as promoções de livros que estão no Hipermercado Jumbo. No meio de muitos livros que não me estavam a despertar qualquer interesse, encontrei este, que apelou à minha curiosidade quando saiu, em 2009. E, por apenas 5 € trouxe-o comigo. Apesar de ter chegado a casa toda molhada (sim, aqui no norte ontem parecia o dilúvio!), cheguei contente. Um dia em que se compra um livro (e ainda por cima a tão bom preço) é sempre um bom dia!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Últimas aquisições

Estes foram os últimos livros que adquiri, no final do ano de 2010 e início de 2011. Estou também a fazer a colecção "História da Vida Privada em Portugal", sob a direcção de José Mattoso, do Círculo de Leitores. São 4 volumes e quando os tiver todos mostro a colecção completa (já tenho dois).



Mais um livro da Tami, desta vez em primeira mão, pelo Círculo de Leitores.


Já andava para comprar este livro há algum tempo, e adquiri-o a um preço fantástico (5€), novo, numa feira de livros.


Mais um volume da Karen Rose (já tenho 6 volumes: 2 lidos e 4 para ler).


Em edição de bolso, que sai sempre mais económica, mais um livro de Daniel Silva.


Este livro, já não consegui encontrar no Círculo de Leitores (pela altura do Natal), mas encontrei mais tarde, na FNAC. 

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin