quarta-feira, 28 de julho de 2010

António Andrade Albuquerque / Dick Haskins já tem site!!!


Hoje é para mim um grande dia. O meu grande amigo e excelente escritor António Andrade Albuquerque / Dick Haskins já tem o seu site.

Foi com enorme alegria que recebi, há pouco, o seu telefonema. É mais que merecido este espaço do autor. Num país que vive em glória dos seus feitos passados, e de alguns feitos presentes mediáticos, esquecem-se grandes nomes das artes, tal como António Andrade de Albuquerque foi esquecido pelo meio literário. Mas os grandes Homens vivem por si, e é isso que este site revela.

Aproveito para questionar as revistas portuguesas sobre livros: para quando uma entrevista com este escritor português? Sabem quem é? Se não souberem já podem pesquisar no site do próprio e verificar que é autor de 34 obras, publicado em 30 países e que ainda escreve!!!

E não pensem que gosto do escrito por ele ser meu amigo, pois a realidade é precisamente o contrário. Por ser fã dos seus livros e da sua escrita é que nos conhecemos e ficámos amigos.

Estou feliz!!!

E aqui está o endereço do site. Não deixem de o visitar.

sábado, 10 de julho de 2010

"Mataram o Sidónio!" - Francisco Moita Flores

Título: "Mataram o Sidónio!"
Autor: Francisco Moita Flores
Editora: Casa das Letras
Edição: Maio de 2010 (1.ª Edição)
Páginas: 295


Sinopse:

"A Polícia confundira todos aqueles que odiavam Sidónio e a sua política cesarista com assassinos em potência. A Maçonaria queria vê-lo destruído, a Carbonária talvez o quisesse desfeito em migalhas, os católicos queriam mais do que o espavento das missas em que o Presidente participava, os integralistas exigiam uma política de ruptura, os democratas odiavam-no e por aí fora. E neste quadro de ódios, os resultados a que chegara apontavam para um miúdo de 22 anos, fascinado pelo turbilhão das sucessivas rebeliões sindicais, vaidoso da arma que mostrara a Ana Rosa, que num momento fortuito da sua vida, conseguira estar próximo do objecto de todos os ódios e disparar fortuitamente. E Asdrúbal vivia com essa angústia dilacerante. Nem a arma fora recuperada, nem o rapaz, abatido como um cão, poderia ser interrogado."



Opinião:

Este foi o primeiro livro de Moita Flores que li, e fiquei com vontade de ler mais. Gosto de ler sobre a nossa história para além dos Descobrimentos (a única época a que se dá ênfase na nossa história, com outros tantos episódios e épocas riquíssimos que são tantas vezes esquecidos , ou ocultados) e este livro fala-nos de um passado recente, tão importante para nos encontrar-mos no presente que vivemos - uma República que é ainda jovem e que já tem tantos episódios marcantes.

Gostei da escrita, simples mas bem elaborada, que cativa o leitor logo nas primeiras linhas.

E adorei ler sobre personagens tão reais e importantes como são Júlio de Matos, Miguel Bombarda, Asdrúbal d'Aguiar, e outros tantos.

Enquanto Lisboa é devastada pela pneumónica, Sidónio Pais é assassinado. A sua morte é envolta em contradições que não escapam a Asdrúbal d'Aguiar, proeminente médico legista da nossa história. E quando é ordenada a autópsia do Presidente, Asdrúbal confirma as suas suspeitas. Mas uma dúvida permanece: quem matou Sidónio Pais?

Na busca pela verdade sobre a morte do Presidente da República, Moita Flores vai dando ao leitor uma visão fascinante e real de como era a medicina legal em Portugal no início do século.

Mais do que um bom romance, um documento histórico!

Como curiosidade: Francisco Moita Flores foi meu professor na pós-graduação em Ciências Criminais, e ao ler este livro, conseguia ouvir a sua voz nasalada, e o seu entusiasmo, a contar todas estas "histórias" da História de Portugal, da História da Medicina Legal e das Ciências Criminais.


Prós: O conhecimento histórico transmitido ao leitor, da época e de como a medicina legal era e evoluiu. As personagens, reais, tal como os acontecimentos, fazem com que o leitor leia um documento histórico, através de um romance.

Contras: Não tem.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin