quarta-feira, 26 de maio de 2010

De regresso...

Olá a todos,

antes de mais queria agradecer todas as mensagens que me enviaram. Muito obrigada.

Voltei hoje para casa. A operação, apesar de difícil (cerca de 8 horas) e com o lado direito bastante afectado, correu bem e a recuperação foi boa. O úreter direito e a bexiga paresentavam bastantes aderências e mais uns tempinhos passavam a afectar o rim. Foi a tempo!

A consequência é a incontinência urinária (que o medico diz que deve ser reversível com exercícios), pelo que estou (e estarei durante uns tempos) algaliada.

Na próxima terça-feira terei consulta.

Mais uma vez, obrigada a todos!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Até Breve


"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver"

(Dalai Lama)


Amanhã serei internada e no sábado serei operada. Voltrei em breve. Até lá, o blogue não será actualizado, mas todos os comentários serão publicados (o maridão fica a tomar conta do recado).

"O Homem que Sonhava ser Hitler" - Tiago Rebelo

Título: O Homem que sonhava ser Hitler

Autor: Tiago Rebelo

Editora: Edições ASA

Edição: Março 2010 (1.º edição)

Páginas: 470


Sinopse:

"No pátio de um prédio, num pacífico bairro de Lisboa, uma criança é atacada por três homens e deixada em coma.

Ao investigar o que inicialmente se supõe ser um mero acto de cobardia de um grupo de cabeças rapadas, as autoridades descobrem uma sombria conspiração que prova que, nunca como hoje, a democracia e o estado de direito estiveram tão ameaçados em Portugal.

Neste surpreendente romance, Tiago Rebelo abre-nos a porta dos fundos do lado mais obscuro da política nacional dos nossos dias, onde nada é o que parece ser e onde se desenrolam acontecimentos extraordinários que colocam em perigo a sociedade, sem que esta se aperceba do que está realmente a acontecer.

Negócios duvidosos, violência extrema, espionagem, tudo vale numa guerra secreta entre um implacável exército da extrema-direita e grupos de agitadores anarquistas de esquerda mais radical.

Os dois lados tecem as suas teias globais, que se confrontam, desde as revoltas nas ruas da Grécia aos bairros problemáticos dos arredores de Lisboa.

Numa narrativa vertiginosa que, a cada página, é uma bola de neve de acontecimentos cada vez mais inesperados, o autor apresenta-nos personagens inesquecíveis, como o Caveira, um sinistro gigante que chefia as tropas de choque  de um partido neonaziliderado pelo seu irmão, um homem sem escrúpulos e de invulgar inteligência, que tem o sonho de repetir em Portugal o projecto de Hitler.

Contra estes impiedosos irmãos, o inspector-chefe, António Gaspar, da PJ, leva a cabo uma investigação, que ameaça a sua vida e a da mulher que ama, a ex-namorada que procura recuperar no desvario dos dias perigosos que põem em risco a nação."


Opinião:

Gostei muito deste livro. Uma escrita simples, despretenciosa, mas de um poder cativante desde a primeira página.

Gosto destes temas sociais, organização de grupos, neste caso de estrema-direita. A vilência de que as pessoas são capazes quando inseridas num grupo coeso, de forte identificação e onde o indic«vidual e o grupal se fundem em rituais de iniciação e de entrada no grupo.

Neste livro, o ponto de partida é uma brutal agressão de um grupo de cabeças-rapadas a um menimo de 7 anos de idade, que fica em coma sem que se possa saber nada da sua agressão. A partir daqui, a PJ investiga a agressão e vai desenrolando um novelo cada vez mais apertado, de grupos de extrema-direita, partidos políticos, advogados de renome e advogados que não têm assim tanto nome...

Um policial "à portuguesa" que me surpreendeu pela positiva por marcar a diferença nos policiais portugueses. É um livro maduro, que relata uma história sem lamechices nem pieguices, às vezes até com uma certa frieza e bastante realidade.

Gostei particularmente das personagens que estão muito bem construídas e quase nos fazem tratá-las por tu, tal é o sentimento de proximidade que criam connosco. Conseguimos ver cada uma delas em personagens bem reais do dia-a-dia.

Foi uma excelente leitura e recomendo, em especial a quem se interessar por estes temas.

Prós: O estudo que o autor fez sobre o tema para a escrita do livro é bem patente ao longo das suas páginas. A escrita cativante e a acção da história. As personagens bem contruídas.


Contras: Não encontro.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Espalhar felicidade



Obrigada à Margarida Fernandes do blog "A Sombra do Vento" .
Este selo tem o objectivo de espalhar alegria e felicidade e para tal terá de ser retribuido a mais dez blogues.
Apesar de todos os bloges que acompanho serem merecedores, só posso escolher dez. Aqui estão eles:

domingo, 2 de maio de 2010

"O Jogo do Anjo" - Carlos Ruiz Zafón

Título: O Jogo do Anjo
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradutor: Isabel Fraga
Editora: Dom Quixote
Edição: 1.ª Edição ( Outubro de 2008)
Páginas: 568


Sinopse:

"Um escritor nunca esquece a primeira vez que aceita umas moedas ou um elogio a troco de uma história. Nunca esquece a primeira vez em que sente no sangue o doce veneno da vaidade e acredita que, se conseguir que ninguém descubra a sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de lhe dar um tecto, um prato de comida quente ao fim do dia e aquilo por que mais anseia: ver o seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente lhe sobreviverá. Um escritor está condenado a recordar esse momento pois nessa altura já está perdido e a sua alma tem preço."


Opinião:

Como já todos devem ter reparado, a literatura fantástica, vampiresca e afins, não é de todo o meu género. Se me descrevessem as histórias de Carlos Ruiz Zafón, certamente não teria muita curiosidade de as ler. Mas ainda bem que ninguém mas descreveu e o que li sobre o autor foi que escrevia sobre livros.
Ruiz Zafón escreve de forma magistral e este "O Jogo do Anjo" é mais uma prova disso. É uma história maravilhosa onde podemos encontrar o elo de ligação a "A Sombra do Vento" em cada página que se passa.
O jovem escritor de "A Cidade dos Malditos" vê-se enredado numa história fascinante mas tenebrosa, onde a realidade e a fantasia, os vivos e os mortos, a verdade e a mentira se cruzam e entrecruzam para crir uma história que desejamos que não acabe, tal é o prazer que a sua leitura proporciona.
Encontramos o Cemitério dos Livros Esquecidos, a livraria Sempere e Filhos, as ruas de Barcelona e a paixão pelos livros, que mais uma vez assumem o papel principal numa história de Homens, das suas paixões e dos seus encontros com os seus fantasmas.
Adorei!


Prós:
A magia da escrita de Zafón que nos faz viajar e evadir da realidade que nos cerca para entrarmos nas histórias que conta.


Contras
: Não tem.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin