terça-feira, 8 de junho de 2010

"À Procura de Sana" - Richard Zimler

Título: À Procura de Sana
Autor: Richard Zimler
Tradutor: José Lima
Editora: Gótica
Edição: Maio 2006
Páginas: 287


Sinopse:

"Em Fevereiro de 2000, Richard Zimler voltou à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Prth. No dia da sua chegada, conheceu uma talentosa bailarina brasileira que lhe contou o muito que o seu romance O Último Cabalista de Lisboa tinha significado para ela. O trágico passo que ela daria no dia seguinte mudou para sempre a vida de Zimler, lançando-o numa intensa investigação de três anos sobre o passado daquela mulher.

O escritor descobre então uma infância vivida à sombra do Monte Carmelo na década de 1950, uma época de tolerância entre comunidades vizinhas de árabes e de judeus nos velhos bairros de Haifa. À medida que esta paz se vai fragilizando, duas raparigas - uma palestiniana, outra israelita - tecem entre si laços que as ligam para sempre. Zimler desvenda a história desta amizade extraordinária, que o conduz, através de uma rede de ilusões, crueldades e enganos, de Paris a Bolonha e à Palestina e finalmente, ao 11 de Setembro de 2001, quando a tragédia que testemunhou em Perth se revela à luz do mais extremado contexto político.

A o analisar a natureza da verdadeira amizade e a génese de um crime impensável, À Procura de Sana confunde magistralmente as fronteiras convencionais entre realidade e eficção, numa teia de situações reais e romanescas que deixam o leitor suspenso do desfecho deste livro surpreendente e corajoso, que é sem dúvida um ponto alto na obra de Richard Zimler."

Opinião:

Este livro foi-me emprestado pelo Ricardo, em mais uma das nossas trocas de livros. Já o tinha cá em casa há algum tempo, e agora decidi lê-lo. Foi uma grande surpresa, não é nada do que eu podia esperar. Mas foi uma suspresa boa, pois gostei do livro.

O livro relata as buscas do autor sobre o passado de Sana, uma bailarina e mímica. Richard Zimler conhece Sana em Perth, Austrália, quando esta se dirige a ele e lhe diz que gostou muito do seu livro O Último Cabalista de Lisboa. No dia seguinte ao encontro, Sana suicida-se e o autor, perturbado com a situação, decide saber quem era aquela mulher, que gostara do seu romance e lhe tinha oferecido sabonetes.

As buscas desvendam a Zimler uma infância algo perturbada em Haifa. Conhece Helena, a grande amiga de Sana, uma mulher perturbada e perturbadora. Viaja até Paris, Bolonha, entrevista um ex-namorado de Sana, ex-colegas das companhias de teatro e de dança onde ela trabalhou. E vai descobrindo uma teia complicada de histórias, figuras imaginárias, personagens reais e inventadas, segredos de família.

Um livro cuja história nos deixa muitas vezes a questionar: "isto terá mesmo acontecido?".

Uma história que prende o leitor, que nos faz querer ler "só mais um bocadinho, só mais esta página", na expectativa da descoberta seguinte.

Uma história perturbadora e inquietante.

Gostei!

Prós: A escrita simples e cativante. As personagens

Contras: Por vezes a história pode parecer um pouco confusa, devido à mistura de real e imaginário.

1 comentário:

cris disse...

Em meu blog tenho um link directo para o seu, sobre o comentário do livro "À procura de Sana". Espero que não se importe.
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
Boas leituras
Cris

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin