terça-feira, 16 de outubro de 2007

A POMBA - Patrick Suskind

"Já quase transpusera a soleira, levantara já o pé, o esquerdo, a perna já começara a dar o passo - quando a viu. Estava pousada diante da porta, a menos de vinte centímetros da soleira, iluminada pelo pálido reflexo da luz matinal que entrava pela janela. Estava encolhida, com as patas de garras vermelhas assentes no pavimento do corredor, no ladrilho encarnado, cor de sangue de boi, com a sua plumagem lisa, cinzenta-chumbo: a pomba.
(...)

Enquanto se barbeava, foi raciocinando sobre os factos. "Jonathan Noel", disse de si para si, (...)Que fazes se conseguires passar pelo bicho medonho que guarda a tua porta, alcançar as escadas incólume e pôr-te a salvo? Poderás ir trabalhar, poderás chegar ileso ao fim do dia - mas que fazes depois? Para onde vais esta noite? Onde dormes?"Porque de uma coisa tinha ele a certeza absoluta, de não querer encontrar a pomba uma segunda vez (...)"


Terminei de ler este livro. Um livro pequeno, de 89 páginas, sobre o qual li num fórum de literatura. O autor, já conhecia, de um outro livro que li e sobre o qual um destes dias escreverei - "O Perfume".
"A Pomba" é um livro ligeiro, bem escrito, de uma linguagem simples, mas cujo conteúdo, também simples, nos leva a reflectir sobre a nossa existência.
Jonathan Noel leva uma vida monótona entre o seu trabalho como segurança num banco e o seu pequeno quarto alugado. Os seus dias são pautados pela rotina, os seus movimentos constituem rituais que lhe conferem estabilidade e segurança. Uma vida racional, onde as emoções e as relações pessoais não encontram espaço. Até que um dia, esta vida monótona é abalada por um acontecimento inesperado - de manhã cedo, ao abrir a porta do seu quarto para se dirigir à casa de banho comum, Jonathan Noel encontra uma pomba no corredor. Algo simples para qualquer comum mortal, mas não para ele... para ele, este acontecimento provoca uma quebra no seu dia-a-dia sempre igual, abalando a sua vida.
Uma reflexão existencial simples, mas ao mesmo tempo profunda., que nos coloca uma questão: por vezes, simples acontecimentos inesperados, podem mudar a nossa vida e a nós próprios. Estamos preparados?

2 comentários:

Luís Costa Pires disse...

Confesso que não vou muito com a "cara" do autor. Mas provavelmente isso tem a ver com o exagerado sucesso de "O Perfume", por este ser um dos livros que toda a gente diz que já leu, mesmo aqueles que nunca leram mais do que a Maria. Mas isto passa e um dia vou lê-lo com olhos de ler. Afinal, a sua obra não tem culpa.

@SanderCats disse...

O livro "A pomba - Patrick Suskind" é um livro que conta a rotina simples de um segurança de banco. O mais incrível é que o autor segura sua atenção com fatos do cotidiano. O autor consegue explicar de uma maneira clara o cheiro, o aroma, o nojento, o repulsivo, a angustia e o medo. Um parte do livro ele explica um fato de um mendigo fazendo cocô na rua, ele explica com tanta clareza, que eu senti repulso ao ler, nojo, tive a sensação de sentir o cheiro e a agonia da cena. É algo incrível.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin