quarta-feira, 2 de junho de 2010

"A Sul da Fronteira. A Oeste do Sol" - Haruki Murakami

Título: A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol
Autor: Haruki Murakami
Tradutora: Maria João Lourenço
Editora: Casa das Letras
Edição: Março 2009 (1.ª Edição)
Páginas: 241

Sinopse:

"Na primeira semana do primeiro mês do primeiro ao da segunda metade do século XX, ao protagonista, que também faz as vezes de narrador, é dado o nome de Hajime, que significa «início». Filho único de uma normal família japonesa, Hajime vive numa província um pouco sonolenta, como normalmente todas as províncias o são. Nos seus tempos de rapazinho faz amizade com Shimamoto, também ela filha única e rapariga brilhante na escola, com quem reparte interesses pela leitura e pela música. Juntos, têm por hábito escutar a colecção de discos do pai dela, sobretudo «South of the Border, West of te Sun», tema de Nat King Cole que dá título ao romance.

Mas o destino faz com que os dois companheiros de escola sejam obrigados a separar-se. Os anos passam, Hajime segue a sua vida. A lembrança de Shimamoto, porém, permanece viva, tanto como aquilo que poderia ter sido como aquilo que não foi. De um dia para o outro, vinte anos mais tarde, Shimamoto reaparece certa noite na vida de Hajime. Para além de ser uma mulher de grande beleza e rara intensidade, a sua simples presença encontra-se envolta em mistério. Da noite para o dia, Hajime vê-se catapultado para o passado, colocando tudo o que tem, todo o seu presente em risco."


Opinião:

Mais um lindíssimo livro de Murakami! A escrita é soberba, a história tem uma poesia e uma envolvência fascinantes, que embalam o leitor na narrativa, trasnportando-o para a dimensão onírica da narrativa.

é brilhante a forma como a história de Hajime e Shimamoto é contada. Mais uma vez o tema dos fanstasmas  e dos encontros destes com os vivos (tão comum na literatura japonesa) está presente na história, mas de uma forma tão velada que o leitor se enrreda na história como se ela fosse o seu presente.

A amizade de Shimamoto e Hajime e a sua separação, são o tema que Murakami escolheu para explorar os fantasmas da vida, os arrependimentos e a vontade de refazer o caminho percorrido, fazendo escolhas diferentes, mas que inevitavelmente terminariam no mesmo epílogo. A história leva-nos a uma viagem ao íntimo do narrador, às suas ansiedades e procura de si mesmo, à sua busca de um sentido para a vida .

Um livro fantástico, para ser saboreado!

Prós:
As personagens, a poesia da escrita, a narrativa intimista mas ao mesmo tempo simples e fluída.

Contras:
Não tem.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin