sexta-feira, 18 de maio de 2012

"A Magia dos Números" - Yoko Ogawa

Título: A Magia dos Números
Título original: Hakase no aishita sushiki
Autor: Yoko Ogawa
Tradutor: Filipe Jarro (traduzido do francês)
Editora: Quetzal
Edição: 2011
Páginas: 214

Sinopse:
" Uma empregada de limpeza começa a trabalhar em casa de um velho matemático, cuja carreira foi brutalmente interrompida por um acidente de automóvel, que reduziu a autonomia da sua memória a oitenta minutos.
A cada manhã, a jovem mulher deve apresentar-se como se se vissem pela primeira vez, e é com grande paciência, gentileza e muita atenção que ela consegue ganhar a sua confiança. Também lhe apresenta o filho de dez anos. Inicia-se en tão um relacionamento maravilhoso: o rapazinho e a sua mãe vão não só partilhar com o velho amnésico a paixão pelo basebol, como também vão aprender com ele a magia dos números.
Neste subtil romance sobre a herança e a filiação - e em que três gerações se encontram sob o signo de uma memória extraviada e fugidia - a narrativa desdobra-se com a graça e o rigor de um origami. Lapidar e profundo como um haiku, A Magia dos Números é uma pequena obra-prima."


Opinião
Já é conhecida a minha paixão pela literatura japonesa. E livros como este só servem para a tornar numa paixão avassaladora!
Maravilhoso, meigo, delicado, são adjectivos que pouco definem este livro. Não consigo colocar em palavras os sentimentos que esta história me transmitiu.
A história é simples: uma empregada doméstica é destacada para uma casa por onde já passaram várias empregadas. Ao apresentar-se fica a saber que terá de tratar de um homem que, na sequência de um acidente automóvel, ficou com a memória reduzida a oitenta minutos. Após esse tempo, era como se tudo recomeçasse.
O professor, como é tratado carinhosamente em toda a história, tinha sido um notável matemático e só encontrava conforto na segurança dos números e das fórmulas matemáticas.
A empregada apresenta-lhe o seu filho, Root, de dez anos e desde logo se estabelece uma cumplicidade entre os três, que ao longo da história nos transmite uma lição de partilha, aceitação e amor incondicionáveis.
Uma história comovente. Um dos livros mais bonitos que li.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin