sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"Estranha Forma de Vida" - Carlos Ademar

" Numa noite fria de Outubro o porteiro da discoteca Pomme Rouge é assassinado quando se dirige para o emprego. Os autores do crime são membros de um grupo violento que disputa a liderança da segurança dos espaços de diversão nocturna lisboeta. Agridem, roubam, sequestram, torturam, ganham poder e, principalmente, muito dinheiro.


Quando o inspector Alves da Polícia Judiciária começa a investigar estava longe de imaginar que o caso envolvia alguns políticos que trocam a dignidade por muito pouco, que um traficante de armas enriquecia vertiginosamente ou que um advogado deambulava pelos bares homossexuais da cidade promovendo as «festas brancas» ou o «quarto escuro».


Ao mesmo tempo, raparigas chegam da sua terra natal, percorrendo milhares de quilómetros para se despir num palco e vender o corpo, enquanto membros da máfia russa desaparecem misteriosamente. A cada momento as autoridades policiais estão prontas a deitar a mão a quem desafia a autoridade do Estado. Mas estará a Justiça preparada para combater uma criminalidade violenta e organizada? Não terá a própria Justiça uma estranha forma de vida?"


Este é o terceiro livro do autor, Carlor Ademar, que leio e mais uma vez, a terceira, gostei muito. Conta a história de Alberto Lima, um rapaz pequeno agredido pelos colegas que se transforma no homem mais temível das noites lisboetas. Ex-operacional da PSP, Alberto Lima está ligado a tudo o que é ilegal: tráfico de droga, tráfico de mulheres, tráfico de armas, corrupção, tráfico de influências, suborno, sequestros, torturas, assaltos, ...


Uma história que nos mostra um lado desconhecido da cidade, que apesar de o autor alertar para o facto de que todos os acontecimentos e personagens do seu livro são fruto da sua imaginação, ficamos com a clara impressão de que são muito mais que isso.


É um livro arrepiante por aquilo que conta e pelo final, frio e realista, que demonstra que nem sempre a Justiça faz honra ao seu nome.
Um livro que nos faz pensar e nos arrepia pelo realismo com que narra a crueldade esta "Estranha forma de Vida".


Recomendo vivamente.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin