domingo, 25 de janeiro de 2009
"A Hora da Morte" - Lisa Gardner
sábado, 17 de janeiro de 2009
"A Vida num Sopro" - José Rodrigues dos Santos
Li este livro num sopro. Porque nos prende desde a primeira página e quando chegamos ao fim temos pena que tenha acabado.Comigo foi o que aconteceu.
"A Vida Num Sopro" é a história de Luís e Amélia, que se conhecem ainda adolescentes, num liceu em Bragança. A amizade de ambos rapidamente dá lugar a uma paixão de adolescentes, vivida no caminho entre a esquina da rua da casa de Amélia, onde Luís a espera todos os dias, e a porta do liceu, onde rapazes e raparigas têm aulas separadas.
No entanto, o entusiasmo do namoro dos jovens não é partilhado pela mãe da rapariga, que tem outros planos para a filha. Planos esses, que ignorando a vontade e a felicidade de Amélia visam um casamento conceituado socialmente, onde a filha desempenhará o seu papel de esposa dedicada. E é assim que Luís se vê separado da sua amada, de forma inesperada e abrupta.
Mas, se a separação foi conseguida, os sentimentos de Luís não foram apagados, e mesmo em Lisboa, enquanto estudante de Medicina Veterinária, é Amélia quem ele procura nas relações fugazes que vai mantendo.
Discreto, mas de ideias próprias formadas, Luís não concorda com o caminho que o país está a tomar e emite as suas opiniões, o que lhe vai trazer alguns dissabores futuros e encontros com a PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), sendo este organismo o responsável pelo fim inesperado desta hstória.
Apesar de casado com Joana, irmã de Amélia e responsável pelo reencontro dos dois, é Amélia a mulher que ele sempre amará. Amélia, casada com um superior hierárquico de Luís, nunca esqueceu a paixão de juventude. O encontro entre ambos e o sentimento que os une vai levá-los a uma vida clandestina, que apesar de curta será marcada pela tragédia: um assassinato, a que ambos assistem e que terão de ocultar, a bem dos bons costumes.
Uma bela história, a fazer lembrar os romances de outras épocas!
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
30 anos de luta... de música... de rebeldia... de XUTOS E PONTAPÉS
Em 2007, ao vivo no Campo Pequeno:
"Conta-me Histórias" ao vivo, em 1988
Em 2004, ao vivo na Cordoaria Nacional (duas músicas lindas)
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
"Uma Vida Normal" - Paulo Azevedo
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Mais um prémio atribuído ao "Conta-me Histórias"
- copiar o prémio e colocar no blogue
- fazer referência do nome de quem atribuíu o prémio e colocar no blogue
- presentear seis mulheres cujos blogues sejam uma insiração para si
- deixar um comentário nesses blogues para que saibam que receberam o prémio
- http://sonialx.blogspot.com/
- http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/
- http://amargemblog.blogspot.com/
- http://viagemnasleituras.blogspot.com/
- http://leituras-e-devaneios.blogspot.com/
- http://estante-de-livros.blogspot.com/ (eu sei, eu sei, não é só de mulheres, mas paciência...)
Estes blogues merecem este prémio pelo bom trabalho que fazem na divulgação da literatura, livros e autores, tão variados, mas sempre tão bem comentados. O "Sónia Lx" merece este prémio por ser um blogue de uma Mulher com M grande, de uma Pessoa com P grande, que ousa sonhar e perseguir os seus sonhos, que acredita na possibilidade de um Mundo melhor e que só com a sua existência melhora este mesmo Mundo. Obrigado amiga, por existires e fazeres parte do meu mundo.
Atribuo também a "Um Dia Depois do Outro", pelo nosso reencontro após quase vinte anos de separação, que só serviram para reforçar a amizade - a vida tem destas coisas, e não é preciso dizer mais nada. Sou uma privilegiada em te ter como amiga!