domingo, 14 de dezembro de 2008

"O Romance de Genji" - Murasaki Shikibu

Brilhante! Um livro diferente de tudo o que li até hoje, mas de uma beleza única.

"O Romance de Genji" é passado no Japão, durante o período Heian, e narra a história do príncipe Genji, um aristocrata que pela sua beleza única é designado como "príncipe resplandescente".

Genji, desde muito cedo que se revela especialmente afectado pela beleza feminina, sendo a sua vida marcada pelas constantes paixões que desperta e que em si são despertadas. A história de Genji é a história das suas mulheres, das mulheres que amou, quebrando tantas vezes as regras da boa conduta.

A autora, uma nobre da corte japonesa do século XI, revela-nos um Japão longínquo e exótico, e uma aristocracia ociosa, supérfula e poligâmica.

Ao longo do livro, tomamos conhecimento de um conceito de beleza muito diferente dos conceitos orientais, em que o desejo é despertado pela sensibilidade artística e o refinamento estético. As damas usavam o cabelo liso e muito comprido, ocultavam o rosto com as longas mangas das suas túnicas ou atrás dos leques que usavam. O seu bom gosto era revelado através da complexa indumentária que usavam: uma túnica e vários ushikis sobrepostos em cores contrastantes, mas obedecendo a regras muito próprias.

O ideal masculino convencionava um aspecto delicado e quase assexuado, chegando mesmo a denotar alguma fragilidade. Em ambos os sexos era muito apreciado o domínio de um instrumento musical, dançar com graciosidade, ser dotado de uma caligrafia refinada e ter capacidade para recitar e improvisar versos.

Durante a história, o leitor é envolvido num ambiente perfumado, de uma beleza estética extasiante, que por vezes nos leva a alhear da realidade que nos envolve e partilhar da realidade narrada. A escrita de Murasaki Shikibu é tão bela e envolvente que por vezes me encontrei a conseguir visualizar as cenas tão ricamente descritas, com a sensação que conseguia cheirar os odores e sentir as emoções retratadas.

Sem dúvida, um livro único!

4 comentários:

flicka disse...

Mas que magnifico comentário, fiquei com uma imensa vontade de pegar este livro... Gosto muito da capa e, além disto, tenho um certo fascinio pelo Oriente! Fica então na minha lista de livros desejados. :)

kiduchinha disse...

olá amiga! já respondi ao teu desafio!!! beijocas grds fica bem!!! (então vens até cá agora nas Festas? :) visita-me!!!!! e vamos aos Tibetanos!!! beijocas

Anónimo disse...

Tenho este livro para ler há meses mas como tenho esta edição (que capa lindíssima!), não me dá jeito levá-lo de um lado para o outro, por isso ainda está em espera.
Tomei nota da tua opinião ;)

Mónica disse...

Tenho este em lista para ler!

Acho que graças à tua opinião vai passar uns quantos números à frente :D

Adorei ler a tua crítica. Parabéns!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin