quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"O Romance de Genji" - Murasaki Shikibu

Hoje tive uma surpresa: o meu marido ofereceu-me este livro.
Este é o primeiro volume de "O Romance de Genji", um clássico da literatura japonesa. São 33 capítulos, 838 páginas, que me parecem fascinantes.


Na introdução pode-se ler:


"O tema central do enredo é a luta de Genji, um resplandecente príncipe, filho do imperador, para recuperar os direitos derivados do seu nascimento, mas são as aventuras amorosas do herói o principal fio condutor da novela. Numa sociedade em que a poligamia era uma prática comum entre os homens de condição elevada, Genji ora seduz, ora se deixa seduzir, sem nunca se deter diante das contrariedades ou das intrigas palacianas, a ponto do seu destino parecer sucessivamente traçado por um único e grande vício: uma paixão excessiva pelas mulheres. Mas as suas indecisões e contradições, todas as conquistas irresponsáveis, infidelidades e traições não fazem dele, como notou e bem Harold Bloom, um Don Juan ou um Casanova. O universo de Genji é orquestrado por relações que desafiam a maior parte das concepções ocidentais sobre o amor, o casamento, o erotismo, a paixão e o desejo, compondo uma obra que é também a descrição minuciosa de uma época e de uma cultura, temporal e geograficamente distantes."


Quando o ler darei a minha opinião.

4 comentários:

Unknown disse...

Fico à espera da tua opinião... sou fá de literatura japonesa (sobretudo contemporânea) mas ando com vontade de ler algo mais...

Li o "Bom nome" na semana... mas não vou dizer nada até ler a tua opinião sobre o livro!!

Boas leituras!!

Rock In The Attic disse...

Obrigado ...lu... pelo teu comentário. Ainda vai demorar um pouco até ler "O Romance de Genji", tenho outros livros em fila de espera, mas claro que depois escreverei sobre ele.

"O Bom Nome" é um bom livro, gostei.

Anónimo disse...

Tenho a primeira parte deste livro e estou a adorar! Consta que é um dos primeiros romances da história literária, tornando-te totalmente merecedor de leitura!
Para quando o segundo volume? :)

Rock In The Attic disse...

djamb,
é verdade, este é o primeiro volume da obra. Ainda não se sabe para quando está prevista a edição do segundo volume.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin